Você tem sentido o seu olhar cansado? Não tem mais tido vontade de se arrumar? Pode ser que seja preciso apostar no rejuvenescimento da face. Há várias alternativas de procedimentos, que dependem dos objetivos do paciente. Cuidar de você mesmo é o primeiro passo para melhorar a autoestima e, por conseguinte, a qualidade de vida.
Imagine uma pirâmide do rejuvenescimento. Na base, estão as ações do dia a dia que retardam o envelhecimento. No meio, já são os tratamentos que melhoram manchas, rugas, linhas de expressão, flacidez e sulcos. O topo é preenchido por intervenções cirúrgicas, como o lifting facial. Confira a descrição de cada fase abaixo!
Etapa 1: consiste no uso de protetor solar diário, hidratantes faciais ricos em ceramidas e alfa-hidroxiácidos e na adoção de hábitos saudáveis. Essa é a fase da prevenção.
Etapa 2: chegou a hora de começar alguns tratamentos estéticos. A limpeza de pele é um dos mais procurados, pois consegue esfoliar e renovar as células. Em casos de manchas, o melhor é procurar um dermatologista. Em geral, o peeling químico é um ótimo investimento, estimulando o colágeno e suavizando o aspecto de linhas de expressão, manchas e rugas leves por meio da descamação. O peeling pode ser superficial, médio ou profundo. Para rugas, o mais indicado é a toxina botulínica, conhecida como botox. Esse tratamento paralisa os músculos faciais que originam as rugas e não exige recuperação. Há, também, o preenchimento, em que se aplica normalmente ácido hialurônico para atenuar sulcos mais profundos.
Etapa 3: se for necessário chegar nessa fase, saiba que existem excelentes opções cirúrgicas e que são super seguras. O ácido hialurônico traz bons resultados quando aplicado em olheiras, “bigode chinês”, queixo, maçãs do rosto e mandíbulas. Os lábios também sofrem ação do tempo e ficam com aspecto caído, por isso pode ser recomendado o preenchimento. Casos de flacidez são resolvidos com o aumento da produção do colágeno, realizada pela radiofrequência facial, pelo microagulhamento e os peelings. Se a flacidez for muito grave, indica-se o lifting facial e/ou a operação das pálpebras. Ambas exigem afastamento das atividades e tempo de repouso.
O melhor tratamento continua sendo a prevenção, a partir de uma rotina saudável, evitando a exposição solar e alimentos ricos em açúcar e carboidratos. Capriche na hidratação, faça limpeza de pele regularmente e siga as orientações de seu dermatologista. Caso a situação exija intervenções mais agressivas, fique tranquilo porque a medicina estética avançou muito e os dias de recuperação são cada vez menores. Nunca é tarde para se amar e buscar ajuda profissional!