Inverno: estação perfeita para a cirurgia plástica dos sonhos

Maio a agosto são o período preferido para a realização da cirurgia plástica tão desejada. Isso se explica por causa da estação, que traz benefícios aos pacientes, como a redução da exposição ao sol, o que contribui com a boa cicatrização. 

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) mostram que, no inverno, há um aumento de 50% na demanda por cirurgias plásticas, principalmente a lipoaspiração, mamoplastia de aumento, abdominoplastia, rinoplastia e blefaroplastia. Algumas vantagens dessa escolha estão relacionadas com a recuperação. O inchaço, por exemplo, é reduzido com as baixas temperaturas. O calor favorece a dilatação dos vasos sanguíneos e o acúmulo de líquidos. Além disso, há mais conforto no uso da cinta pós-cirúrgica ou de meias de compressão, podendo ser usada embaixo da roupa e causando menos incômodo. A recuperação antes do verão é outro ponto alto, permitindo que haja tempo suficiente para que os resultados sejam atingidos.

Se você deseja fazer uma cirurgia plástica, aproveite o momento e se prepare. Existem dicas que ajudam a ter mais segurança e tranquilidade. O primeiro passo é encontrar um médico de confiança, certificado na SBCP e que irá indicar os exames necessários (normalmente hemograma, coagulograma, glicemia em jejum, dosagem de ureia e creatinina, exame de urina e exames cardiológicos). Os cuidados com a alimentação e as atividades físicas são primordiais para evitar possíveis complicações na hora da cirurgia. Antes de se submeter à cirurgia, organize o pré e pós-operatório, reservando tempo para exames, alimentação correta e interrupção de hábitos nocivos. É fundamental que o paciente tenha disciplina e siga toda as orientações médicas.