Como melhorar cicatrizes?

Muitas pessoas sofrem por causa de cicatrizes indesejadas. A autoestima é afetada por causa desse problema. Porém, existem soluções como a cirurgia que corrige cicatrizes, um tipo de cirurgia plástica que melhora a aparência das cicatrizes.

O procedimento é recomendado para cicatrizes alargadas ou com aspecto indesejado, cicatrizes hipertróficas (elevadas, rosácea, limitada a bordas da ferida, com coceira e dor e que eventualmente regridem com o tempo) e cicatriz queloideana (elevada, violácea, invade tecidos vizinhos e geralmente é acompanhada de coceira e dor, sem regredir e por isso continua crescendo). A correção cirúrgica da cicatriz é realizada com incisões em toda sua extensão. Após essas incisões, o cirurgião retira toda a cicatriz utilizando bisturi ou tesoura. Em geral, o procedimento retira toda a fibrose e tecido cicatricial propriamente dito. 

A incisão costuma ser fechada com pontos internos absorvíveis. A parte externa pode ser feita com pontos intradérmicos, que ficam escondidos dentro da incisão, ou pontos simples. Outra opção é fechá-las com uso de uma fita biológica com cola, que sela o corte. Isso possibilita que o paciente já possa tomar banho e molhar a região no mesmo dia da operação. Antes da remoção cirúrgica, há alternativas de tratamento, que incluem compressão do local com malhas especiais ou placas de silicone, injeção local de corticoide dentro da cicatriz, radioterapia superficial, cirurgia seguida de beta terapia e cremes e pomadas específicas. 

Agende sua consulta para saber qual o melhor tratamento ao seu caso. Você pode e deve recuperar a autoconfiança.