Inverno é a estação dos procedimentos estéticos

O período de maio a agosto concentra a maior parte das cirurgias plásticas realizadas no Brasil. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) indicam que, durante o inverno, há um aumento de 50% na procura. Isso se deve aos benefícios de se fazer os procedimentos nessa época, como a menor exposição solar. 

Nessa estação, a cicatrização apresenta vantagens, pois a menor quantidade de exposição ao sol favorece esse processo, minimizando o aparecimento de manchas. Na recuperação de qualquer cirurgia, o inchaço é um dos principais problemas. Com as temperaturas elevadas, é mais comum que a pessoa se sinta inchada, já que os vasos sanguíneos são dilatados e há o acúmulo de líquidos. Temperaturas mais amenas reduzem esse desconforto, facilitando o pós-operatório. 

Até mesmo a utilização da cinta ou de meias de compressão - necessárias na abdominoplastia e lipoaspiração para auxiliar na recuperação dos tecidos e diminuir os hematomas - torna-se mais confortável no frio, podendo ser colocada debaixo da roupa sem chamar atenção. Outro ponto positivo de se operar no inverno é o fato de que o corpo estará recuperado no verão, período em que a exposição do corpo é comum. As férias escolares, normalmente no mês de julho, contribuem também para que haja aumento de cirurgias nessa época, pois as necessidades de deslocamento são menores. Desse modo, são vários os fatores que tornam o inverno adequado para realização das cirurgias, o que justifica o aumento da procura. 

Cirurgias plásticas, independente do período em que forem feitas, exigem preparação. O primeiro passo é procurar um médico de confiança: segundo a SBCP, 94% dos procedimentos que apresentam complicações são feitos por profissionais sem especialização. Indicamos que o procedimento só seja feito com um médico de confiança, membro da SBCP e com experiência na técnica visada. 

Faça, assim, todos os exames solicitados, verificando se você está apto a realizar a intervenção. Os principais consistem hemograma, coagulograma, glicemia em jejum, dosagem de ureia, anticorpos e creatinina, exame de urina, exames cardiológicos e de imagem. Além disso, cuide da alimentação e pratique exercícios físicos. Invista em uma dieta balanceada e hábitos saudáveis, visto que contribuem em uma recuperação tranquila. Planeje o pré e o pós-operatório, reservando tempo para exames e prováveis afastamentos. 

Mesmo que seja favorável iniciar um procedimento estético no inverno, é recomendável que o paciente tenha preparo. Assim, encontre um cirurgião de confiança e crie um estilo de vida saudável antes de fazer uma cirurgia plástica.