Nós acreditamos que valorizar a saúde da mulher é muito importante, por isso preparamos um conteúdo especial sobre o câncer de mama para celebrar o Outubro Rosa. Primeiro, você sabe qual o seu papel nessa causa?
Vamos explicar. Com a conscientização sobre os cuidados preventivos, fica mais fácil reduzir o número de casos da doença e obter sucesso no tratamento. O Instituto Nacional do Câncer estima que haja 66 mil novos casos até 2022 e é nossa responsabilidade agir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Nesse sentido, entra a relevância da mamografia, único exame que consegue detectar a presença de nódulos menores de 1 cm e, portanto, ainda não palpáveis.
O recomendado é que, a partir dos 40 anos, todas as mulheres façam esse exame anualmente, a fim de verificar se está tudo bem. Além disso, não se deve dispensar o autoexame das mamas, prática que consiste em apalpar a mama, a pele ao redor e os mamilos, analisando se há presença de algum caroço ou nódulo antes inexistente. É aconselhado que seja feito sempre após o período menstrual, para quem ainda não entrou em menopausa. Sinais como feridas no mamilo, retração da pele da mama ou do mamilo, nódulo na axila (ínguas) e saída de líquido sanguíneo exigem alerta e uma consulta com o ginecologista.
A prevenção pode ser adotada todos os dias com uma rotina de autocuidado, que também se refletirá na melhora da saúde em geral e inclusive da nossa pele. Para isso, capriche na alimentação saudável (consuma frutas e verduras e deixe a gordura de lado), evite o tabagismo e as bebidas alcoólicas, exercite-se regularmente e sempre faça todos os exames indicados. Em casos com genética favorável ao desenvolvimento do câncer de mama, verifique quais tratamentos preventivos podem ser realizados.
Cuidar da saúde deve ser prioridade. Com prevenção e informação, as chances de cura aumentam, os índices de mortalidade são reduzidos e a qualidade de vida é melhor. Junte-se à campanha do Outubro Rosa, quem sabe não está na hora de avisar suas amigas sobre os cuidados preventivos?