A cirurgia plástica é uma ciência que se aproxima à arte. Durante séculos, as culturas vêm aperfeiçoando essa especialidade médica, expandindo os procedimentos que, hoje,não são apenas reparadores, mas melhoram a autoestima. Como qualquer outra criação, a cirurgia plástica foi moldada por diversos indivíduos ao longo do tempo. Separamos algumas curiosidades sobre o assunto!
1- A palavra “plástico” é derivada da palavra grega “plastikos”, que significa moldar. A cirurgia plástica, de fato, remodela qualquer área do corpo.
2- Nos primeiros séculos, os romanos praticavam todos os tipos de cirurgia reparadora, ainda que de modo rudimentar. O médico romano Cornelius Celsus inclusive documentou um procedimento que realizou, semelhante à redução da mama masculina.
3- O avanço das técnicas de cirurgia plástica parou na Idade Média, pois se associava um cirurgião ao pecado e paganismo.
4- Gaspare Tagliacozzi, cirurgião italiano, é reconhecido como um dos precursores da cirurgia plástica moderna. Ele desenvolveu um método de reconstrução nasal para tratar sequelas deixadas pelas frequentes lutas de rua que ocorriam na Itália de 1500.
5- No fim do século 18, os médicos britânicos estudaram técnicas de cirurgia plástica indiana, trazendo a descoberta ao continente europeu. A prática se baseava no uso do músculo da testa para reconstruir o nariz e foi descrita pelo indiano Sushruta Samhita seiscentos anos antes de Cristo.
6- Os cirurgiões que serviram na Primeira Guerra Mundial criaram, em 1931, a Associação Americana de Cirurgia Plástica, a fim de reduzir os procedimentos não regulamentados.
7- No período da Segunda Guerra Mundial, os cirurgiões iniciaram a experimentar a substituição de membros inteiros, enxertos de pele e regeneração de tecidos.
8- Os ditadores Mussolini e Hitler usavam a cirurgia plástica como exemplo de construção do soldado perfeito.
9- Nos anos 60, os implantes de silicone se popularizaram entre as norte-americanas. A ideia surgiu a partir dos cirurgiões japoneses, que usaram silicone no preenchimento de pernas destruídas pela pólio.
10- Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo país no ranking mundial no número de procedimentos realizados, com mais de 1,3 milhões, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.