O isolamento social por causa da pandemia e o fechamento dos locais de compra e entretenimento são alguns fatores que explicam o aumento da procura por cirurgias plásticas. A possibilidade do trabalho em casa favoreceu o repouso pós-operatório, necessário na recuperação de procedimentos invasivos.
A necessidade de ficar em casa foi, para muitos pacientes, uma oportunidade de realizar a cirurgia dos sonhos, planejada há tempos. Como as pessoas estão mais reclusas, podem se dedicar na recuperação. As cirurgias de mama são as mais procuradas, como a retirada do excesso de gordura e de pele e o aumento dos seios com silicone. As lipoaspirações continuam em alta, principalmente para reduzir os excessos de gordura localizada, bem como as rinoplastias, que garantem maior harmonização facial.
Os cuidados preventivos contra a covid-19 devem ser seguidos à risca, evitando-se o contato social e as aglomerações. Com a cicatriação, o sistema imunológico fica comprometido. É fundamental higienizar bem as mãos e os ambientes, manter um cardápio saudável e repousar. Qualquer sintoma respiratório, antes ou depois da operação, deve ser comunicado ao médico, que irá orientar sobre a realização de testes.
Durante o isolamento social, deve ser mantido o contato frequente com o cirurgião para o esclarecimento de dúvidas. Muitos médicos aderiram à telemedicina ou acompanhamento por outros meios de comunicação, evitando o deslocamento até o consultório e os riscos de contaminação.