Como reduzir o risco de cicatrizes pós-cirúrgicas?

O medo da cicatriz faz com que muitas pessoas desistam da tão sonhada cirurgia plástica. É natural que as possíveis marcas não agradem. Porém, existem vários cuidados que ajudam a melhorar a cicatrização. Por isso, selecionei alguns fatores que ajudam a amenizar o risco de cicatriz, confira!

1. Entenda quais os fatores que influenciam no aparecimento desse problema. Primeiro, é a inflamação. Uma cicatriz cirúrgica infeccionada pode prolongar a fase inflamatória, alterando o resultado final. A fase hormonal é outro ponto a ser levado em conta. Durante a gravidez e a puberdade, os hormônios interferem negativamente na cicatrização. 

Algumas regiões do corpo também apresentam maior risco de cicatriz, como joelhos, ombros, pescoço, partes da dobra e joelhos. Isso acontece porque a pele está sempre em movimento. Com técnicas modernas, é possível minimizar as marcas ao máximo. 

2. Ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais balanceados, são fundamentais para uma boa cicatrização. Invista em frutas cítricas e grãos. 

3. Pare de fumar, porque o tabagismo causa muitos danos à cicatrização, atrapalhando na distribuição de nutrientes para regenerar os tecidos.

4. Fique alerta. No primeiro mês após a cirurgia, é importante ter atenção aos sinais de dor, vermelhidão, coceira e inchaço. Caso você note algo, converse com seu médico.

Não se esqueça de marcar todas as consultas dermatológicas e sempre esteja em contato com seu cirurgião. Siga todas as orientações à risca e escolha um profissional confiável, que transmita segurança e experiência. Agende sua avaliação personalizada conosco!