Muitas pessoas sonham acordadas com a cirurgia plástica perfeita. Para não frustrar as expectativas e os resultados saírem como o esperado, alguns cuidados são necessários. Assim, as chances de sucesso aumentam e você fica mais perto da cirurgia ideal.
A primeira dica pode ser óbvia, mas é deixada de lado por diversas pessoas: escolha um profissional de confiança, que passe segurança e expertise no que faz. Ser formado em uma boa instituição é primordial, além de ter a especialidade em cirurgia plástica. Segundo a legislação brasileira, é possível que, após concluir o curso regular de seis anos, o médico faça qualquer procedimento, pois estará apto a fazê-la, mas a especialização é uma diferença significativa.
A saúde também deve estar em dia. Não se jogue no bisturi se você não estiver com os exames bons. Mantenha doenças crônicas sob controle, como diabetes e hipertensão. Fumantes, por exemplo, demandam cuidado redobrado, pois a nicotina prejudica a circulação sanguínea nos tecidos e, consequentemente, favorece a má cicatrização. É preciso deixar esse hábito de lado por, ao menos, três meses anteriores e dois meses posteriores à cirurgia.
Respeitar o pós operatório é crucial. É fundamental seguir todas as orientações do médico. Atente às recomendações sobre o repouso, a prática de atividades físicas, a exposição solar, a direção de veículos, a alimentação e o uso de medicação e cintas cirúrgicas. Se você desrespeitar o que o médico solicitou, aumentará consideravelmente a chance de infecções, manchas, fibroses, aderências e problemas de cicatrização.