Ajude a combater o câncer de pele com o #Dezembrolaranja

No #DezembroLaranja, precisamos falar sobre o câncer de pele e divulgar a importância das ações de prevenção. A doença é ocasionada pelo crescimento anormal das células da pele. Existem diferentes tipos de câncer de pele: os mais comuns são o carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular, chamados de câncer não melanoma. Apresentam grande chance de cura quando são diagnosticados precocemente. O terceiro tipo é o melanoma  - menos usual -, sendo o mais agressivo e letal. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) dedicou o mês de dezembro, então, para realizar uma série de ações que enfatizam a importância da prevenção, do acompanhamento dermatológico e da realização dos exames. A exposição ao sol sem proteção solar é o maior fator de risco de todos os tipos, podendo se manifestar como uma pinta ou mancha. A orientação é de que se use protetor solar todos os dias, mesmo se forem nublados ou chuvosos. Não se deve pegar sol no período de maior incidência e opte pelo uso de chapéus e óculos de sol com proteção UV. Só no Brasil, 30% dos tumores malignos ocorrem por causa do câncer de pele, que pode ser evitado com a adoção de diversos cuidados.

Números assustam

Conforme informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são diagnosticados, anualmente, 180 mil casos novos da doença, ou seja, 1 em cada 4 casos novos de câncer, no país, é de pele. É uma séria questão de saúde pública, por isso a campanha é ainda mais essencial para que se possa mudar esse cenário.Em 2019, a principal peça publicitária do Dezembro Laranja é um filme que conta a história de luta e superação de Mário, Hélio e Ricardo, pacientes respectivos de carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, tipos de cânceres de pele.

O câncer melanoma é o menos frequente; porém, é o mais agressivo, ocasionando 1.700 óbitos por ano. Os dermatologistas já sabem qual a origem da doença como preveni-la, por isso a conscientização pública se torna primordial. Entre as iniciativas da campanha, também está prevista a divulgação nas plataformas digitais das hashtags #DezembroLaranja e #SinaisdoCancerdePele. Uma das grandes ações ocorre no dia 7 de dezembro, com a participação de 4 mil médicos dermatologistas, que prestarão atendimento gratuito para o diagnóstico da doença em todo o país. As consultas acontecem em cerca de 130 postos de saúde. O mutirão é feito desde 1999 e já beneficiou mais de 600 mil pessoas: a previsão é de que, para este ano, 30 mil sejam beneficiadas.