As pessoas têm muitas dúvidas quando o assunto é cirurgia plástica, sem saber distinguir o que é mito ou verdade.Preparamos uma lista com 6 afirmações corriqueiras, esclarecendo se são verídicas. Confira!
- Fumantes têm má cicatrização
VERDADE. As substâncias encontradas no cigarro modificam o funcionamento do corpo, causando maior dificuldade de cicatrização. Isso ocorre porque, ao fumar, a oxigenação recebida pelas células é diminuída, dificultando a recuperação pós-cirúrgica. Há, também, outros riscos como o aumento das chances de trombose venosa, embolia e problemas pulmonares e cardíacos.
- Qualquer pessoa pode realizar uma plástica
MITO. Fazer uma cirurgia plástica exige que a pessoa esteja bem física e psicologicamente. Pacientes com diabetes, hipertensão e colesterol alto precisam de atenção especial. O médico responsável pelo procedimento deve avaliar o quadro, indicando ou não a possibilidade.
- O volume da área aspirada por uma lipo não volta ao normal
PARCIALMENTE VERDADE. As células adiposas (de gordura), ao serem retiradas, não voltam a se formar, mantendo o volume conquistado pelo procedimento. Porém,outras permanecem na região e, caso haja ganho de peso, o volume pode aumentar. Por isso, é fundamental manter uma dieta balanceada aliada à prática de atividades físicas.
- As próteses de silicone devem ser trocadas a cada 10 anos
MITO. Os atuais fabricantes de próteses de silicone dão um prazo de cerca de 20 anos para a troca e, em algumas situações, o prazo é indeterminado. A ideia de que é necessário haver a troca a cada década foi disseminada nos anos 80 e 90, já que as tecnologias eram mais limitadas. O recomendado é sempre seguir o acompanhamento médico.
- Mulheres com prótese de silicone não podem amamentar
MITO. A prótese é colocada atrás da glândula mamária, então a mulher não perde a capacidade de aleitar. Não há nenhum risco na amamentação, somente se a prótese for muito maior que a indicada, podendo surgir, então, complicações.
- Não existe estação ideal para fazer uma plástica
VERDADE. Qualquer época do ano é boa para realizar uma cirurgia plástica, pois os processos de recuperação e cicatrização não se alteram. Entretanto, alguns cuidados pós-operatório são mais fáceis de gerenciar em determinadas épocas do ano, como evitar exposição ao sol e o uso de cinta modeladora durante o inverno: nesse período, há menos horas de sol, e a cinta costuma causar desconforto em dias quentes.
Dúvidas esclarecidas e vontade de fazer o seu procedimento? Agende já uma avaliação e renove a autoestima com competência e resultados satisfatórios às suas necessidades.