Cirurgia da face

Os homens têm cada vez mais procurado os consultórios de cirurgia plástica. Uma das queixas principais é com o aspecto cansado da face. Nos dias de hoje, cada vez mais os homens continuam ativos após a maturidade. Continuar produtivo profissionalmente, praticar atividades físicas e cultivar relacionamentos sociais é cada vez mais comum para os homens mais velhos. Nada mais natural que exista o desejo de apresentar também fisicamente esta juventude.


Para cada área da face (terços superior, médio e inferior) existem procedimentos próprios, tire suas dúvidas com seu cirurgião para saber qual cirurgia é mais adequada para você.
A face do homem tem suas características próprias: musculatura mais forte, barba, formato dos ossos, etc. Desta maneira, existem técnicas de cirurgia da face próprias para o rosto masculino.
É essencial que durante a consulta médica você discuta todas suas expectativas quanto ao resultado da cirurgia. Só assim, junto com seu cirurgião plástico, poderá ser definido um plano cirúrgico possível, que se aproxime das suas expectativas e ao mesmo tempo seja seguro e propicie um resultado natural.

Pré operatório:

– São solicitados exames de laboratório de rotina. Dependendo da sua idade e condições de saúde, podem ser solicitados também exames cardiológicos e outros específicos.

– Devem ser comunicados ao cirurgião todos medicamentos em uso, inclusive fitoterápicos. Alguns medicamentos, principalmente anticoagulantes e AAS devem ser suspensos no mínimo 7 dias antes do procedimento.

– Deve ser obedecido o jejum absoluto (sólidos e líquidos) de 8 horas antes da cirurgia.

Procedimento Cirúrgico:

– Você discutirá com o cirurgião e o anestesista o tipo de anestesia mais indicado para o seu caso. As técnicas possíveis são a anestesia geral (mais comum) ou local com sedação.

– As incisões serão diferentes dependendo da área da face a ser tratada, entretanto, independente do procedimento as cicatrizes serão posicionadas em locais pouco visíveis ou até imperceptíveis.

Pós operatório:

– Você provavelmente receberá alta no dia seguinte à cirurgia.

– A dor no pós operatório é resolvida com analgésicos comuns, diminuindo gradualmente com o passar dos dias.

– É esperado edema (inchaço) e equimoses (roxos) no pós operatório, que irão diminuindo quase por completo até a segunda semana de pós operatório. O resultado final da cirurgia, entretanto, só é alcançado após alguns meses.

– Praticamente todos pacientes estão aptos a voltar ao trabalho após 7 a 10 dias de procedimento.

– É necessário o uso de compressas geladas na face nos dias imediatamente após a cirurgia para acelerar a diminuição do edema e equimoses.

– A realização de drenagem linfática pós operatória não é obrigatória, mas pode ajudar a resolver mais rápido o edema e diminuir o dolorimento pós operatório. Somente profissionais treinados em fisioterapia pós operatória estética estão habilitados para realizar este tipo de tratamento. Solicite mais informações ao seu cirurgião.

– A atividade física é retomada gradualmente após a cirurgia, mas durante o primeiro mês exercícios vigorosos estão contra indicados.