Cicatrizes inestéticas podem ser causadas por traumas, cirurgias de urgência, má técnica cirúrgica ou até mesmo por problemas de cicatrização do próprio paciente.
Independente da causa, as cicatrizes inestéticas incomodam quase todos que as possuem. Dependendo da localização elas podem inclusive influenciar a maneira de vestir e até mesmo o comportamento de algumas pessoas.
Felizmente a maioria das cicatrizes inadequadas pode ser melhorada através de técnicas específicas da cirurgia plástica.
Pré operatório:
– São solicitados exames de laboratório de rotina. Dependendo da sua idade e condições de saúde, podem ser solicitados também exames cardiológicos e outros específicos.
– Devem ser comunicados ao cirurgião todos medicamentos em uso, inclusive fitoterápicos. Alguns medicamentos, principalmente anticoagulantes e AAS devem ser suspensos no mínimo 7 dias antes do procedimento.
– Deve ser obedecido o jejum absoluto (sólidos e líquidos) de 8 horas antes da cirurgia em caso do procedimento não ser realizado com anestesia local.
Procedimento Cirúrgico:
– Você discutirá com o cirurgião e o anestesista o tipo de anestesia mais indicado para o seu caso. As técnicas possíveis vão desde a anestesia local até a geral, dependendo do tamanho e localização da cicatriz a ser tratada.
– A técnica cirúrgica vai depender da região e extensão da cicatriz que se deseja tratar. Como via de regra a cicatriz inestética é sempre ressecada, sendo então refeita com técnica adequada.
Pós operatório:
– Você provavelmente receberá alta no mesmo dia da cirurgia, em alguns casos pode ser necessário o pernoite no hospital.
– A dor no pós operatório é resolvida com analgésicos comuns, um dolorimento é esperado nas primeiras semanas.
– Os cuidados com a nova cicatriz são essenciais, e serão orientados pelo seu cirurgião.
– O retorno ao trabalho depende do tamanho do procedimento, mas normalmente é precoce.
– A atividade física é retomada gradualmente após a cirurgia, mas durante os primeiros 15 dias exercícios vigorosos estão contra indicados.