Mitos e verdades da RINOPLASTIA

O sonho de muitas pessoas é fazer a tão aguardada rinoplastia, a cirurgia plástica do nariz. Seja para corrigir questões funcionais ou melhorar a estética, esse procedimento é um dos mais procurados nos consultórios brasileiros. 

Durante o período de isolamento social devido à covid-19, é importante que as pacientes escolham hospitais que não realizem internações por causa da doença. Além disso, os profissionais devem realizar testes RT-PCR (que detecta a presença do vírus) 48 horas antes do procedimento, a fim de garantir mais segurança e diminuir riscos de infecção. A rinoplastia costuma gerar muitas dúvidas e informações incorretas. Por isso, desvendamos os principais mitos e verdades envolvendo a operação, confira!

1. A pandemia exige cuidados redobrados após o procedimento.

VERDADE. O paciente precisa ficar resguardado em casa, evitando qualquer tipo de exposição a locais públicos, pois o período de cicatrização afeta a imunidade. Ele deve ficar sem sair pelo menos de cinco a sete dias. 

2. O paciente pode continuar trabalhando normalmente em casa. 

VERDADE. O trabalho está liberado, o que importa é evitar a pegada de peso nos dias seguintes à rinoplastia. 

3. Nem todas as faixas etárias são recomendadas para realizar a cirurgia.

VERDADE. A rinoplastia é indicada a partir dos 15 anos, quando se encerra o crescimento dos ossos e da cartilagem. Independentemente da idade, o paciente deve passar por avaliação e exames pré-operatórios. 

4. Os resultados logo são visíveis.

MITO. Costumam aparecer em torno de três a doze meses após a cirurgia, variando conforme o caso. O mesmo se aplica à evolução do processo de cicatrização. 

5. A cirurgia dói muito.

MITO. A dor é relativa, mas a modernização do procedimento reduziu drasticamente as queixas de dor no pós-operatório, que são cada vez menores. 

6. Percebemos quando alguém fez rinoplastia.

DEPENDE. Se a rinoplastia for realizada de forma exagerada, sem respeitar as proporções e o contorno da face, facilmente percebemos. Porém, o paciente deve sempre procurar um especialista que respeita estas questões e valoriza um aspecto mais natural. 

7. A operação pode mudar a respiração.

VERDADE. Quando o paciente realiza a operação por causa de queixas respiratórias, deve solicitar um exame de imagem para avaliar a parte funcional. Detectada alguma alteração como o desvio de septo ou hipertrofia dos cornetos, será avaliada a necessidade de realizar o reparo da função respiratória.

8. A rinoplastia pode diminuir o ronco.

VERDADE. Se a via aérea é prejudicada pela obstrução nasal ou há insuficiência das válvulas nasais, aplica-se uma técnica específica que garante um ganho considerável na estruturação do nariz, ajudando a diminuir o ronco.

9. O procedimento pode ser feito mais de uma vez.

VERDADE. Se os resultados não forem satisfatórios, é possível realizar outra rinoplastia, desde que aguarde 6 meses. Esse é o tempo mínimo possível de fibrose e mais próximo do resultado final.