Desvendando 10 dúvidas sobre a prótese de silicone

Esse é um assunto que costuma gerar muitas perguntas para as mulheres que sonham em colocar a prótese de silicone, seja para aumentar os seios, melhorar os contornos ou deixá-los mais simétricos. Por isso, preparamos uma lista com as 10 dúvidas mais comuns, confira! 

 

1 - A prótese de silicone resolve a flacidez? Na verdade, o implante mamário não tem a função de corrigir mamas caídas. Nesse caso, o indicado é a realização de uma Mastopexia, que também pode ser feita em conjunto com a inserção de próteses de silicone. 

 

2 - Em qual idade já posso colocar silicone? Isso irá variar conforme o desenvolvimento de cada mulher, mas a média é a partir dos 16 anos. O médico cirurgião irá realizar uma avaliação presencial completa para determinar se há indicação ou não, sinalizando os possíveis riscos. 

 

3 - O procedimento é feito com anestesia? Sim, a anestesia utilizada para colocar silicone nos seios é anestesia geral. Antes da operação, o cirurgião plástico irá explicar todos os cuidados e as diferenças entre ambas.

 

4 - A cicatriz fica muito aparente? A cicatriz costuma ser bastante discreta e pequena. A localização irá depender do tipo de incisão, sendo a inframamária a mais comum para essa cirurgia, pois deixa a cicatriz na dobrinha inferior dos seios. Há também a possibilidade de a cicatriz ficar ao redor da aréola e na axila. 

 

5 - Qual o tamanho ideal das próteses? O tamanho varia conforme os desejos da paciente e as indicações e avaliações do cirurgião plástico. É uma decisão que deve ser tomada conjuntamente, respeitando o biotipo da paciente, sempre visando à proporcionalidade. 

 

6 - Quais os motivos para colocar uma prótese de silicone? Atualmente, colocar silicone é um procedimento bastante comum, com motivos variados. Idade, gravidez, genética e alterações de peso são alguns fatores. Com a cirurgia, é possível aumentar o tamanho das mamas, reconstruí-las após perda total ou parcial e deixá-las simétricas. O importante é realizar o procedimento com um cirurgião plástico confiável, com as expectativas alinhadas a resultados seguros.

 

7 - Quais os cuidados pré-operatórios? Antes da cirurgia, é necessária a realização de uma série de exames para checar se está tudo bem com a saúde da paciente. No dia da cirurgia, deve-se comparecer ao hospital com ao menos duas horas de antecedência para internação e em jejum de 8 horas. Roupas leves, documento pessoal com foto, guia de internação e malha cirúrgica não podem faltar na bolsa. 

 

8 - Quais os cuidados no pós-operatório? Existe uma série de cuidados indicados para uma boa recuperação, entre eles evitar levantar os braços acima da cabeça, evitar fazer esforço ou carregar peso nas três semanas seguintes, não dormir de bruços ou de lado por pelo menos 45 dias, usar somente sutiã cirúrgico até receber liberação do médico, não se expor ao sol e manter uma dieta balanceada, sempre caprichando na hidratação.

 

9 - Existe prótese de silicone definitiva?

Não existe prótese definitiva, mas se o implante colocado for de excelente qualidade, dificilmente sofrerá rupturas ou será rejeitado pelo organismo. Sempre recomendamos que a paciente faça os exames anualmente, a fim de verificar se está tudo certo e se há necessidade de trocar o implante.

 

10 - Quanto tempo dura o procedimento cirúrgico? Em geral, leva em média 1 hora para sua realização.