Fazer uma cirurgia plástica é uma decisão que envolve sonhos, medos e riscos. Afinal, mexe com inseguranças, autoestima e processos delicados. Foi pensando nisso que resolvi explicar todos os cuidados essenciais que você deve ter ao realizar uma cirurgia plástica, confira!
Primeiro passo: entenda as suas expectativas
É fundamental entender que existem padrões impossíveis de serem alcançados, algo que ficou ainda mais ilusório com a propagação de diversos filtros nas redes sociais. Se o desejo é se tornar igual a alguém famoso, aconselho muita cautela. Nenhum procedimento tem a capacidade de te transformar em outra pessoa e nem sempre são indicados para a harmonia do seu rosto. Reflita sem pressa sobre a sua vontade. Veja quais serão os reais impactos na sua saúde física e mental, avaliando as vantagens e desvantagens em realizar alguma intervenção.
Segundo passo: encontre um cirurgião plástico confiável e experiente
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) oferece grande segurança para você encontrar um bom profissional. O cirurgião plástico precisa de, no mínimo, cinco anos de prática em cirurgia após concluir o curso de medicina, sendo três destes dedicados a esta especialidade.
Sempre confira o registro do profissional no Conselho Regional de Medicina. Além disso, cada procedimento tem características específicas: fazer uma Rinoplastia exige uma habilidade diferente da cirurgia reconstrutiva, por exemplo. O médico deve ser experiente na cirurgia que você deseja realizar.
Terceiro passo: marque sua consulta e esclareça todas as dúvidas
Depois de encontrar um profissional de confiança, agende sua consulta. Seja sincero com o cirurgião plástico, esclareça quais as expectativas e os anseios. Converse muito, explique sobre os seus hábitos e seja transparente em todos os detalhes. Realize todos os exames necessários e siga à risca os cuidados pré-operatórios.
Quarto passo: siga todas as instruções do seu médico, antes e após a cirurgia
As orientações precisam contemplar os cuidados necessários, como uso de cinta cirúrgica, repouso nos primeiros dias, pausa nas atividades físicas, redução na exposição ao sol e ao calor e interrupção do tabagismo por um bom período antes da cirurgia. Os resultados estão ligados aos seus hábitos e estado emocional, por isso nada de deixá-los em segundo plano.
Dica extra: sempre desconfie de quem promete resultados milagrosos. Nenhum médico pode afirmar isso. É muito importante realizar diversos exames, com acompanhamento ao longo de todo o processo.