A cirurgia plástica do rosto pode ser realizada através de diferentes procedimentos, cada um correspondendo a objetivos específicos. Existem, ao menos, 10 tipos de cirurgias plásticas que podem ser feitas na face, sem contar os procedimentos minimamente invasivos. Confira a lista que separei para você!
1. Bichectomia: nosso rosto tem diversos depósitos de gordura que funcionam como proteção. Um deles se estende quase ao longo de toda a superfície lateral do rosto, desde a têmpora até à mandíbula, e se chama Bola de Bichat, predominante em espessura na área das bochechas.
Quando em grande volume, provoca um aspecto mais redondo ao rosto. Com a bichectomia, é possível retirar parte desse compartimento de gordura, a fim de modificar ou afinar o contorno facial
2. Rinoplastia: a famosa cirurgia do nariz é uma das mais procuradas no mundo, destacando-se por melhorar a aparência e proporção do nariz, além de realçar a harmonia da face. Essa intervenção também corrige problemas de ordem respiratória causados por anormalidades estruturais ou lesões.
3. Otoplastia: melhora a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas, presente desde o nascimento e que se torna mais aparente ao longo do desenvolvimento. Ademais, trata deformidades provocadas por trauma ou lesão.
4. Blefaroplastia: é a cirurgia realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas. Com ela, a aparência desta região rejuvenesce, tornando o olhar mais descansado.
5. Mentoplastia: é a cirurgia plástica do rosto que remodela o queixo por meio de implantes ou o próprio osso, a fim de avançar ou recuar a estrutura local. Em geral, é recomendada junto à operação do nariz, a fim de garantir proporções faciais harmônicas.
6. Implantes faciais: definem o rosto, aumentam a projeção e criam características mais marcantes e distintas. A cirurgia é benéfica para quem está insatisfeito com questões como queixo pequeno, mandíbula marcada ou falta de contorno facial. Qualquer área do rosto pode ser aumentada com implante, mas as maçãs do rosto, o queixo e as mandíbulas são as áreas mais operadas.
7. Lifting de sobrancelhas: consiste em elevar ou reposicionar os supercílios. Pode ser feito por meio de diversas técnicas, que se diferem pelas vias de acesso e os objetivos do paciente.
8. Lifting frontal: é feito na região da testa, minimizando vincos, melhorando linhas de expressão e rugas. Com ela, reposiciona-se a região frontal baixa ou flácida, elevando-se as sobrancelhas.
9. Ritidoplastia: conhecida como lifting facial, é um procedimento cirúrgico que melhora os sinais visíveis do envelhecimento do rosto e pescoço, como flacidez, perda do tônus muscular e vincos profundos.
10. Tumores cutâneos: consiste na retirada total ou parcial de lesões da pele, quer sejam benignas ou malignas. É uma intervenção que respeita as características da doença em questão, buscando o melhor resultado possível.
Gostou das opções? Agende sua avaliação com o Dr. Emerson Morello para um tratamento individualizado às suas necessidades!